História

Há mais de 40 anos que esta escola, com sede na cidade do Porto, vem desenvolvendo atividades pedagógicas, sob a designação de Colégio D. Duarte. Dotado de instalações e equipamentos didáticos funcionais e modernos - desde salas de informática e laboratórios especializados, pavilhão gimnodesportivo, o Colégio D. Duarte é uma escola particular, com autonomia pedagógica, (reconhecida pelo Ministério da Educação em todos os níveis de ensino que leciona).

As vias de acesso fáceis ao nó rodoviário do Marquês permitem-lhe ainda receber muitos alunos de localidades periféricas com matrizes socioculturais diversificadas que ajudam a criar uma vivência educativa plural, não se fechando sobre o próprio meio citadino, desde sempre abriu as suas portas a Alunos do Interior do país, sobretudo em anos terminais, antecipando a futura vivência universitária. Afirmando como princípio norteador de toda a sua ação educativa, o personalismo, que coloca a pessoa humana como sujeito de direitos e deveres em permanente inter-relação de liberdade e de responsabilidade, consagra o pluralismo ideológico e religioso, imprimindo a sua prática educativa o sentido do respeito e do apreço pela diferença.

Constitui-se, também e sobretudo, como um espaço científico, onde a ciência, em vez de um património de conhecimentos acumulados, promove uma mundividência integradora do indivíduo na comunidade e numa sabedoria pessoal de vida.

O Colégio coloca todos os seus recursos humanos ao serviço do desenvolvimento físico, psíquico, afetivo e intelectual dos seus alunos. A Direção Pedagógica e os seus professores desenvolvem estratégias conjuntas e concertadas, em ordem à eliminação da desmotivação e do insucesso escolar.

Aqui sou feliz… Regulamento Interno